Xubuntu

Capítulo 6. Aplicativos Multimídia

Índice

Música
Filmes, DVDs e vídeos
Gravando CDs e DVDs

Música

Ouvindo música

Você pode utilizar o Parole Media Player para ouvir música no seu computador. Parole Media Player abrirá arquivos de áudio quando você der um clique duplo neles. Alternativamente, você poderá clicar com o botão direito no arquivos de áudio e selecionar Abrir com Parole Media Player.

A fim de reproduzir alguns formatos populares de áudio como MP3, você deverá instalar algum software adicional. Infelizmente, este software não pode ser fornecido por padrão no Xubunu, devido a restrições legais em alguns países.

[Cuidado]

Leia Software restrito e não livre antes de seguir as instruções abaixo. Existem alguns problemas legais, sobre os quais você deverá estar ciente.

Reprodutores portáteis de música

O Xubuntu não funcionará com a maioria dos reprodutores portáteis de áudio, incluindo iPods. Normalmente, tudo que você tem que fazer é plugar o reprodutor no seu computador e então utilizar o Gerenciador de Arquivos para copiar manualmente as músicas do computador para o reprodutor e vice-versa.

[Nota]

iPods mais novos (a partir da 6ª geração) não funcionarão automaticamente no Xubuntu, a não ser que você tenha feito uma sincronização inicial com o iTunes antes.

Se você tem um reprodutor portátil de música que também pode exibir fotos e vídeos, você pode utilizar o Banshee, que é um reprodutor de música com um bom suporte para este tipo de dispositivo. Os proprietários de iPod podem, também, testar aplicativos mais específicos, tais como GPixPod, gtkpod, e ideviceinstaller para a manipulação de arquivos multimídia.

Filmes, DVDs e vídeos

Você pode assistir a filmes e clipes de vídeo com o Parole Media Player.

Reproduzindo DVDs

Para reproduzir DVDs, você deverá instalar alguns programas adicionais. Infelizmente, o suporte a DVDs no Xubuntu não é oferecido por padrão, devido a restrições legais existentes em alguns países.

[Cuidado]

Leia Software restrito e não livre antes de seguir as instruções abaixo. Existem alguns problemas legais, sobre os quais você deverá estar ciente.

Para reproduzir DVDs, siga as instruções:

  • Instale os pacotes libdvdnav4, libdvdread4 e gstreamer1.0-plugins-ugly

  • Insira um DVD no seu drive. A reprodução deverá iniciar automaticamente no Parole Media Player.

  • Se você quiser reproduzir DVDs criptografados, clique em AcessóriosEmulador de Terminal e digite o seguinte comando no Terminal, seguido de Enter: sudo apt-get install libdvd-pkg Preste atenção nas informações exibidas no terminal durante a instalação, principalmente no que diz respeito a atualizações do pacote.

  • Uma vez que o pacote libdvd-pkg está instalado, execute sudo dpkg-reconfigure libdvd-pkg A instalação do pacote libdvdcss2 será completada agora.

Reproduzindo vídeo

O Parole Media Player suporta a maioria dos tipos de vídeos. Se você tentar reproduzir um arquivo de vídeo não suportado, o Parole Media Player poderá notificar que algum plugin está faltando. Você poderá, então, instalar este plugin, seguindo o assistente. Ao final, talvez você precise reiniciar o Parole Media Player.

Se você está tendo dificuldades em reproduzir um streaming de vídeo no seu navegador, o Parole Media Player suporta vários tipos de streaming de vídeo. Para abrir um vídeo no Parole Media Player, clique com o botão direito nele e selecione Abrir com Parole Media Player.

Formatos restritos

Alguns formatos de vídeos, tais como Adobe Flash, QuickTime e Windows Media Video, são proprietários e o suporte a eles não pode ser incluído no Xubuntu por padrão. Você deverá instalar algum software adicional para permitir a reprodução destes formatos.

Para reproduzir a maior parte dos formatos proprietários no Parole Media Player ou no Firefox, instale o pacote xubuntu-restricted-extras (mais informações em Software restrito e não livre).

Gravando CDs e DVDs

Você poderá criar seus próprios CDs e DVDs, gravando arquivos em um disco virgem, utilizando um gravador de CD e DVD em seu computador.

O Xfburn é o aplicativo padrão no Xubuntu para executar estas tarefas. O Xfburn permite, facilmente, que você crie CDs de áudio, grave CDs e DVDs com dados ou imagens de discos e, ainda, prepare discos regraváveis para uma nova gravação.

Para executar o Xfburn, clique em MultimídiaXfburn.

Com ele aberto, insira o CD-R(W) ou DVD-R(W) que você deseja gravar e então clique no botão da ação desejada (Nova Composição de Dados, CD de Áudio, etc.).