Xubuntu

Capítulo 12. Dispositivos de hardware

Índice

Drivers restritos
Discos e partições
Laptops
Suspendendo e Hibernando
Mouses e teclados

Seu computador consiste em um conjunto de dispositivos conectados, normalmente conhecido como hardware do computador.

Normalmente, o Xubuntu configura o seu hardware automaticamente, mas podem haver situações onde você precisará alterar configurações no seu hardware por conta própria. Esta seção fornece informações sobre ferramentas que podem ser utilizadas para configurar o seu hardware.

Drivers restritos

Por que alguns drivers são restritos?

Drivers restritos são drivers para o seu hardware que não estão disponíveis gratuitamente ou não são de código aberto.

Muitos dispositivos (hardware) conectados ao seu computador devem funcionar adequadamente no Xubuntu. Esses dispositivos provavelmente não tem drivers restritos, o que significa que os drivers podem ser modificados pelos desenvolvedores do Xubuntu e, assim, eventuais problemas neles poderão ser consertados.

Alguns dispositivos, porém, só possuem drivers restritos, tipicamente porque o fabricante não divulgou detalhes suficientes desse dispositivo, fazendo com que não seja possível construir um driver para o mesmo. Assim, esses dispositivos podem ter funcionalidade limitada ou, no pior caso, não funcionar.

Habilitando drivers restritos

Se um driver restrito está disponível para um dispositivo, ele pode ser instalado para permitir que seu dispositivo funcione adequadamente, ou para adicionar novos recursos. Por exemplo, ao instalar um driver restrito para algumas placas de vídeo, pode ser que você consiga utilizar efeitos visuais mais avançados.

Alguns computadores podem não ter nenhum dispositivo que utilize drivers restritos, tanto pelo fato de todos eles serem totalmente suportados por drivers não restritos, quanto pelo fato de não existirem drivers restritos para eles.

Se existirem drivers disponíveis para o seu hardware, você poderá instalá-los através do aplicativo Programas e atualizações:

  • Clique em ConfiguraçõesDrivers adicionais

  • Caso necessário, será solicitado que você digite uma senha de administrador.

  • Talvez seja solicitado que você reinicie o computador para finalizar a instalação.

Desabilitando drivers restritos

Se um driver restrito está causando problemas, ou você apenas quer desativá-lo, siga o procedimento abaixo:

  • Clique em ConfiguraçõesDrivers adicionais

  • Encontre o driver que você quer desabilitar e clique em Desativar.

  • Será solicitado que você digite sua senha.

[Nota]

Pode ser necessário reiniciar o seu computador para finalizar a desativação do driver.

Discos e partições

Verificando espaço disponível em disco

Uma maneira simples de verificar o espaço disponível em disco é executando o Thunar. Há várias maneiras de fazer isso:

  • Clique em AccessóriosGerenciador de arquivos

  • Clique duplo no ícone Sistema de arquivos ou no ícone Início, ambos em sua Área de Trabalho.

  • Clique na pasta inicial no Painel de Lançadores

A barra de status, no rodapé da janela, mostra o espaço livre para o disco ou drive atual. Se você tem mais de um drive montado ou conectado, você pode clicar nele, no painel lateral, e você verá o espaço livre disponível neste disco.

Como eu posso liberar espaço em disco?

Há várias formas simples de disponibilizar mais espaço em disco:

  • Esvazie sua lixeira, clicando com o botão direito no ícone Lixeira na Área de Trabalho ou no Painel de Lançadores e selecionando a opção Esvaziar Lixeira.

  • Desinstale pacotes que você não utiliza mais. Veja a seção Removendo um software para informações sobre como desinstalar pacotes.

  • Exclua arquivos que você não precisa mais. Você pode instalar o aplicativo Analisador de uso de discos, a partir do Aplicativo Software do Gnome, para saber quais arquivos estão ocupando mais espaço no disco.

[Atenção]

Tenha cuidado para não excluir arquivos que você ainda precisa!

Particionando um Dispositivo

Você pode utilizar o GParted (Editor de Partições do GNOME) para particionar dispositivos de armazenamento. Instale o GParted a partir do Aplicativo Software do Gnome e então clique em Gerenciador de ConfiguraçõesGParted para iniciar o editor de partições.

[Atenção]

Tenha cuidado ao alterar as partições do disco, é possível perder seus dados se você excluir ou alterar a partição errada.

[Atenção]

A alteração de partições de disco é uma operação que pode demorar. Previna que o GParted não seja suspenso ou encerrado enquanto está realizando operações no disco.

[Nota]

Se for necessário, desmonte o sistema de arquivos para aplicar as mudanças que você desejar no disco. Para isso, você deverá estar executando o sistema a partir de um Live CD/USB.

Liberando espaço para uma nova partição

Para criar uma nova partição, dentro de um dispositivo já particionado, você deverá primeiro redimensionar uma partição existente. Se o disco já tem espaço livre, vá para a seção Criando uma nova partição. Senão, siga as instruções abaixo:

  • Selecione o dispositivo para particionar na lista drop-down no canto superior direito da janela

  • Uma lista de partições será exibida. Selecione a partição que você quer redimensionar e, no menu, escolha PartiçãoDesmontar

  • Para redimensionar a partição, clique em PartiçãoRedimensionar/Mover. Será exibido o diálogo de redimensionamento. Você pode usar a caixa Espaço livre após (MB) para escolher quanto de espaço livre liberar após a partição, ou a caixa Espaço livre antes (MB) para liberar espaço antes da partição. Alternativamente, você pode usar o controle deslizante para ajustar o tamanho da partição.

  • Clique em Redimensionar

  • Para aplicar as alterações, clique em EditarAplicar todas as operações

Criando uma nova partição

Para criar uma nova partição:

  • Selecione o dispositivo para particionar na lista drop-down no canto superior direito da janela

  • Uma lista de partições será exibida. Selecione o espaço chamado não alocado, clique com o botão direito nele e clique em Novo

  • Na lista Sistema de arquivos:, escolha o tipo de sistema de arquivos que você quer utilizar.

  • Se desejar, forneça uma descrição para a partição no campo Rótulo:

  • Clique em Adicionar

  • Para aplicar as alterações, clique em EditarAplicar todas as operações

Formatando uma partição

Para formatar uma partição, faça o seguinte:

  • Selecione o dispositivo para particionar na lista drop-down no canto superior direito da janela

  • A lista de partições será exibida. Selecione a partição desejada e clique no menu PartiçãoDesmontar.

  • Selecione a partição que você quer formatar, clique no menu PartiçãoFormatar para e escolha o tipo de sistema de arquivo na lista que será exibida.

  • Para aplicar as alterações, clique em EditarAplicar todas as operações

Montando e desmontando dispositivos

Quando você conecta um dispositivo de armazenamento removível em seu computador, ele deverá ser montado pelo sistema operacional, para que você consiga acessar os arquivos nesse dispositivo.

Para saber como montar e desmontar dispositivos de armazenamento manualmente e/ou automaticamente, veja a página wiki da comunidade Ubuntu para o comando mount.

Quando você copia arquivos para um dispositivo de armazenamento removível, nem sempre eles são gravados no dispositivo imediatamente. Ao invés disso, eles são frequentemente armazenados em uma fila, de modo que todos eles podem ser transferidos para o dispositivo ao mesmo tempo (por razões de eficiência). O comando sync pode forçar os dados pendentes a serem gravados nos dispositivos de armazenamento removível. Se você desconectar o dispositivo antes de todos os arquivos terem sido transferidos, você poderá perdê-los. Para evitar isso, você deverá sempre desmontar um dispositivo removível antes de desconectá-lo.

Laptops

Configurações de gerenciamento de energia

Você pode mudar as configurações de gerenciamento de energia do seu laptop, para economizar energia e ajudar a prologar a vida útil da bateria.

  • Clique em Gerenciador de configuraçõesGerenciador de energia

  • Altere as configurações como desejado

  • As alterações são aplicadas instantaneamente

[Dica]

Quando o seu laptop está utilizando a bateria, um dos maiores consumidores de energia é a tela. Diminuir o brilho da tela pode aumentar significativamente a duração da carga da bateria; muitos laptops permitem que você faça isso pressionando as teclas Fn+F7 (ou se esta função estiver em outra tecla) várias vezes.

Touchpads

Muitos laptops possuem um touchpad, que é usado para controlar o mouse. Há várias maneiras de mudar o comportamento do touchpad; a configuração mais básica dele pode ser feita da seguinte maneira:

  • Clique em Gerenciador de configuraçõesMouse e Touchpad

  • No campo Dispositivo:, selecione o touchpad.

  • Aqui você pode mudar as configurações de touchpad ao seu gosto. As mudanças devem ser percebidas imediatamente.

[Nota]

Alguns touchpads podem ser detectados como mouses "normais". Nesse caso, o dispositivo Touchpad não estará disponível nas preferências do mouse. Leia a página Touchpads na wiki da comunidade Ubuntu para mais informações sobre touchpads.

Suspendendo e Hibernando

Para economizar energia, você poderá configurar o seu computador em um dos vários modos de economia de energia, quando ele estiver inativo:

  • Suspender um computador é como colocá-lo para "dormir". Ele ainda estará ligado e com todo o seu trabalho aberto, mas utilizando muito menos energia. Você poderá "acordar" o computador pressionando qualquer tecla ou clicando no mouse.

  • Hibernar é desligar o computador completamente, salvando o atual estado de uso dele (por exemplo, mantendo todos os seus documentos e programas abertos). Quando você religar o computador, todo o seu trabalho deverá ser restaurado ao mesmo estado antes da hibernação. Não há consumo de energia quando o computador está hibernando.

  • Retornar é trazer o computador de volta para o modo normal de operação, saindo do modo de economia de energia. Você pode retornar o computador que está suspenso pressionando qualquer tecla ou clicando no mouse. Você pode retornar da hibernação pressionando o botão liga/desliga do seu computador.

[Nota]

Note que a hibernação está desativada por padrão no Xubuntu e, por isso, ela não aparece como opção em qualquer menu. Para uma solução alternativa via linha de comando, veja Ativando a hibernação.

Você pode, manualmente, colocar o seu computador em um modo de economia de energia, clicando em Encerrar sessão e depois no botão apropriado.

[Nota]

Alguns computadores podem ter problemas em certos modos de economia de energia. A melhor maneira de verificar se o seu computador pode manipular um modo de economia de energia é configurar este modo e observar se o computador se comporta como esperado. Sempre se certifique de salvar seus documentos importantes antes do seu computador ficar suspenso ou hibernando.

Meu computador não suspende ou hiberna corretamente

Alguns computadores não conseguem suspender ou hibernar corretamente no Xubuntu. Se esse é o caso do seu, você poderá notar alguns dos seguintes sintomas:

  • O computador não desliga depois que você o colocou para hibernar.

  • Quando você liga o computador depois de colocá-lo para hibernar, seus programas anteriormente abertos não são restaurados.

  • O computador não desperta depois de você suspendê-lo.

  • Certos programas ou dispositivos param de funcionar corretamente depois de retornar da hibernação ou da suspensão.

Se você convive com algum destes problemas, você deve reportar um bug para o Launchpad. Os problemas serão reparados em uma versão seguinte do Xubuntu. Se o seu hardware não funciona adequadamente depois de suspender ou hibernar o seu computador, reinicie o seu computador e ele deverá voltar ao normal. Se um programa não funciona adequadamente, tente fechá-lo e executá-lo novamente.

[Atenção]

Certifique-se de que você tenha salvo todos os seus documentos abertos antes de verificar o funcionamento do seu computador nos modos de suspensão e hibernação.

Ativando a hibernação

Para ativar e usar a hibernação com o Xubuntu, faça o seguinte:

  • A partir do Aplicativo Software do Gnome, instale o pacote pm-utils.

  • Na linha de comando, digite: sudo pm-hibernate.

  • Informe sua senha de usuário

  • Para retornar da hibernação, pressione o botão liga/desliga.

Eu percebo padrões estranhos na tela após ativar a hibernação do meu computador

Sua tela pode mostrar um padrão preto e branco logo após você ativar a hibernação do seu computador. Normalmente, não há com o que se preocupar, e somente algumas placas de vídeo de alguns computadores respondem aos estágios iniciais do processo de hibernação. Se o computador exibe o padrão por muito tempo, sem se desligar, então você pode ter um problema com a hibernação. Leia a seção Meu computador não suspende ou hiberna corretamente para mais informações.

Mouses e teclados

Quando você instala o Xubuntu, você seleciona o tipo do seu teclado e seu idioma. Durante a instalação, seus dispositivos apontadores podem ser automaticamente detectados e configurados. Se você quer ou precisa modificar as configurações de alguns desses dispositivos depois da instalação, você pode fazê-lo clicando em ConfiguraçõesMouse e Touchpad ou ConfiguraçõesTeclado.

As opções disponíveis para configuração de mouse e touchpad incluem:

  • Orientação de botões

  • Velocidade e sensibilidade do ponteiro

  • Sensibilidade do clique duplo

  • Tema do Ponteiro

As opções disponíveis para configuração de teclado incluem:

  • Estado da tecla Num Lock na inicialização

  • Velocidade e intervalo de repetição de tecla

  • Velocidade de intermitência do cursor

  • Atalhos de teclado para aplicativos

  • Leiaute do teclado e idioma

[Dica]

Se você está utilizando um mouse em um laptop que também tem um touchpad, você pode mudar o comportamento de cada um deles individualmente, selecionando o dispositivo apropriado na lista Dispositivo:, na aba Dispositivos.