Xubuntu

Capítulo 2. Migrando e Atualizando

Índice

Migrando do Windows
Atualizando o Xubuntu

Migrando do Windows

Um rápido dicionário Windows–Xubuntu

Windows Xubuntu
Adicionar/Remover Programas Aplicativo Software do GNOME
Painel de Controle Gerenciador de Configurações para preferências pessoais
Sistema (menu) para configuração adicional
Windows Explorer AcessóriosGerenciador de Arquivos
Meus Documentos /home/username/

Aplicativos Windows no Linux

É possível executar aplicativos Windows no Xubuntu. As duas maneiras possíveis são:

  • Wine O Wine permite executar alguns aplicativos WIndows sem ter que instalar um sistema operacional Windows. Veja no link Wine AppDB quais aplicativos irão funcionar no Wine e acesse o link documentação do Wine para perguntas frequentes e respostas.

  • VirtualBox, um software de virtualização. Você pode instalar um sistema operacional Windows junto com qualquer aplicativo dentro de uma máquina virtual gerenciada pelo VirtualBox. Note que o suporte a 3D no VirtualBox ainda não é confiável. Para ler mais sobre o VirtualBox e virtualização, acesse a documentação de usuário final do VirtualBox.

[Dica]

Ambos, Wine e VirtualBox estão disponíveis nos repositórios de programas.

Rede Windows no Linux

O acesso a compartilhamentos de rede Windows no Xubuntu pode ser feito facilmente utilizando:

  • AcessóriosGerenciador de Arquivos, onde lá você poderá acessar compartilhamentos visíveis publicamente, ao clicar no item Rede, na barra lateral. Alternativamente, você pode acessar um sistema de arquivo remoto, clicando em IrAbrir Localização... e digitando smb://nomecomputador/nomecompartilhamento.

  • SistemaGigolo, que permite a você salvar marcadores e gerenciar sistemas de arquivo remotos. Selecione Compartilhamento Windows no item Tipo de Serviço e forneça os detalhes do compartilhamento remoto.

Se algumas opções não estão disponíveis ou não funcionam, assegure que o pacote gvfs-backends está instalado.

Atualizando o Xubuntu

Novas versões regulares do Xubuntu são lançadas a cada 6 meses, enquanto que versões de Suporte a Longo Prazo (LTS) são lançadas a cada 2 anos. Atualmente, versões regulares são suportadas por 9 meses, enquanto que versões LTS são suportadas por 3 anos.

O Atualizador de Programas informará quando uma nova versão, adequada ao seu caminho de atualização, estiver disponível para download. Para alterar o caminho de atualização, veja Alterando seu caminho de atualização.

Atualizações geralmente demoram um pouco para serem completadas. Tipicamente, cerca de 1000 megabytes de pacotes são baixados e instalados, dependendo de quantos pacotes já estão instalados no seu computador.

Atualizando para a próxima versão disponível

  • Vá em Gerenciador de ConfiguraçõesAtualizador de Programas e espere pela lista de atualizações disponíveis a serem baixadas.

  • Se uma nova versão do Xubuntu estiver disponível, uma caixa na parte superior da tela aparecerá dizendo que uma nova versão da distribuição está disponível

  • Para atualizar para a próxima versão disponível, salve todos os seus documentos abertos e clique no botão Atualizar, presente em Gerenciador de ConfiguraçõesAtualizador de Programas

[Nota]

Se você não está recebendo uma notificação de atualização, ou não está vendo a versão para a qual você esperava atualizar, leia a seção Alterando seu caminho de atualização.

Alterando seu caminho de atualização

Existem dois caminhos de atualização que você pode seguir: atualizar somente para versões com suporte a longo prazo (LTS) ou atualizar para qualquer nova versão (regular e/ou LTS).

Se você decidir seguir o caminho de atualização LTS, você será notificado sobre a disponibilidade de novas versões a cada dois anos. Se você decidir seguir o caminho de atualização de versões regulares, você será notificado sobre a disponibilidade de novas versões a cada 6 meses. Você pode mudar o caminho de atualização de regular para LTS apenas quando você tiver alcançado a próxima versão LTS.

Se você quiser alterar o seu caminho de atualização, você poderá fazer isto quando estiver executando uma versão LTS. Para tal, escolha uma das seguintes opções:

  • Navegue até o menu ConfiguraçõesProgramas e atualizações e clique na aba Atualizações. Nesta aba, no item Notificar-me de uma nova versão do Ubuntu, selecione ou Para qualquer nova versão ou Para versão de suporte longo, dependendo da sua escolha.

  • Clique em AcessóriosEmulador de Terminal e digite sudoedit /etc/update-manager/release-upgrades, mudando a linha que inicia com prompt= para prompt=normal (para todas as versões) ou para prompt=lts (para versões LTS), dependendo da sua escolha.

[Nota]

Se você está executando uma versão regular, que não é seguida imediatamente por uma versão LTS, você não deve alterar o caminho de atualização para "somente versões com suporte a longo prazo".

[Cuidado]

Ao atualizar uma versão LTS para qualquer outra que não seja LTS, você perderá o suporte a longo prazo.

Atualizando para uma versão de desenvolvimento.

[Atenção]

Versões de desenvolvimento frequentemente sofrem com quebras de pacotes e outros problemas. Instale uma versão de desenvolvimento somente se você estiver preparado para consertar estes problemas por conta própria, ou se você quer ajudar a equipe do Xubuntu testando e fornecendo feedback do sistema.

[Nota]

Para conseguir atualizar para uma versão em desenvolvimento, você deverá estar executando a versão regular mais recente do sistema.

Se você quiser instalar e testar a versão mais recente em desenvolvimento do Xubuntu, antes mesmo de ela ser lançada oficialmente, execute o comando update-manager -c -d. Este comando permitirá que você atualize o sistema para a versão atual em desenvolvimento. Por favor, considere as instruções em getting involved sobre relatórios de uso em versões de desenvolvimento e sobre os pacotes associados.