Xubuntu

Capítulo 2. Migrar e atualizar

Índice

Migrar do Windows
Atualizar o Xubuntu

Migrar do Windows

Um dicionário rápido Windows–Xubuntu

Windows Xubuntu
Adicionar/Remover Programas GNOME Software
Painel de Controle Definições para preferências pessoais
Sistema (menu) para configurações adicionais
Explorador do Windows AcessóriosGestor de Ficheiros
Os Meus Documentos /home/nome-de-utilizador/

Aplicações Windows no Linux

É possível executar aplicações Windows no Xubuntu. Duas opções possíveis são:

  • Wine, o emulador Windows. O Wine permite executar algumas aplicações do Windows sem ter que instalar um sistema operativo Windows. Consulte a página Wine AppDB para saber quais aplicações serão executadas no Wine e a página Wine documentation para Perguntas Mais Frequentes e suporte ao utilizador.

  • VirtualBox, virtualização de software. Pode instalar um sistema operativo Windows, juntamente com qualquer aplicação numa máquina virtual gerida pelo VirtualBox. Para ler mais sobre o VirtualBox e virtualização, consulte o site Documentação do utilizador final VirtualBox.

[Dica]

Quer o Wine quer o VirtualBox estão disponíveis nos repositórios de software.

Redes Windows no Linux

O acesso a partilhas de rede Windows no Xubuntu pode ser feito facilmente usando:

  • AcessóriosGestor de Ficheiros, com o qual pode navegar nas partilhas visíveis publicamente, clicando no item Rede na barra lateral.

  • SistemaGigolo, que permite guardar marcadores e gerir sistemas de ficheiros remotos. Para conectar, clique no primeiro botão da barra de ferramentas. Selecione Partilha Windows no Tipo de Serviço, e insira os detalhes da partilha remota.

Se algumas opções não estiverem disponíveis ou não funcionarem, verifique se o gvfs-backends está instalado.

Atualizar o Xubuntu

Novas versões regulares do Xubuntu são lançadas a cada 6 meses e versões com suporte de longo prazo (LTS) são lançadas a cada 2 anos. Atualmente as versões regulares são suportadas por 9 meses e as versões LTS por 3 anos.

O Atualizador de software irá informá-lo quando uma nova versão para o seu caminho de atualização estiver disponível para download. Para alterar o caminho de atualização, veja Alterar o caminho de atualização.

Atualizações normalmente levam algum tempo para serem concluídas. Tipicamente cerca de 1000 megabytes de pacotes tem de ser transferidos e instalados, embora o número real irá depender de quantos pacotes já estão instalados no seu computador.

Atualizar para a próxima versão disponível

  • Ir para DefiniçõesAtualizador de software e aguarde a lista de atualizações disponíveis para serem transferidas

  • Se uma nova versão do Xubuntu estiver disponível, uma caixa no topo da janela irá aparecer dizendo que uma nova distribuição está disponível

  • Para atualizar para a próxima versão disponível, grave todos os seus documentos abertos e clique no botão Atualizar em DefiniçõesAtualizador de software

[Nota]

Se não estiver a obter uma notificação de atualização, ou não estiver a ver a versão esperada, ver Alterar o caminho de atualização.

Alterar o caminho de atualização

Existem duas opções de atualização que pode seguir: ou atualizar apenas para versões de suporte de longo prazo (LTS), ou atualizar para todas as versões.

Se decidir optar pelo caminho de atualização LTS, será notificado de novos lançamentos a cada dois anos. Se decidir optar por atualizações de versões regulares, será notificado de novos lançamentos a cada 6 meses. Pode alterar caminho de atualização de regular para LTS assim que tiver atingido a próxima versão LTS.

Se desejar alterar o seu caminho de atualização, pode fazê-lo quando estiver a executar uma versão LTS. Para isso, escolha uma das seguintes opções:

  • Navegue para SoftwareProgramas & Atualizações e selecione a aba Atualizações. Na aba Atualizações, selecione Para qualquer nova versão ou Para versões de suporte de longo prazo da lista suspensa Notifique-me de uma nova versão do Ubuntu, dependendo da sua escolha.

  • Abra o AcessóriosEmulador de terminal e execute sudoedit /etc/update-manager/release-upgrades e altere a linha que começa com prompt= para prompt=normal (para todas as versões) ou prompt=lts (para versões LTS) dependendo da sua escolha

[Nota]

Se estiver a executar uma versão regular que não seja imediatamente seguida de uma versão LTS, não deve alterar o destino de atualização para versões de suporte de longo prazo (LTS) apenas.

[Cuidado]

Actualizar uma versão LTS para algo diferente de uma outra versão LTS perderá o suporte de longo prazo.

Atualizar para a versão de desenvolvimento

[Atenção]

Versões de desenvolvimento sofrem muitas vezes de rupturas de pacotes e outros problemas. Só instale uma versão de desenvolvimento se estiver preparado para tentar corrigir esses problemas para si mesmo ou se quiser ajudar a equipa Xubuntu, testando e dando feedback.

[Nota]

Necessitará de estar a executar a versão regular mais recente para ser capaz de atualizar para a versão atualmente em desenvolvimento.

Se deseja instalar e testar a última versão de desenvolvimento do Xubuntu antes que seja lançada, execute update-manager -c -d na linha de comandos. Isto irá permitir que atualize para a versão de desenvolvimento atual. Por favor, considere envolver-se e reportar o uso de versões de desenvolvimento e pacotes associados.