Xubuntu

Capítulo 5. Guia rápido para os aplicativos padrão

Índice

Gráficos
Internet
Mídia
Escritório
Sistema

Gráficos

O Ristretto é um visualizador de imagens projetado para um leve consumo de recursos. Mais informações podem ser encontradas na documentação online do Ristretto.

O Simple Scan é um utilitário para digitalização de fácil uso, projetado para executar tarefas simples, tais como digitalizar para enviar por e-mail ou converter para PDF. Leia mais na página do Simple Scan.

Internet

O Firefox é um navegador web maduro e estável, que pode ter sua funcionalidade estendida através de vários add-ons. Leia mais na ajuda online do Firefox.

O Thunderbird é um cliente de e-mail versátil, o qual pode gerenciar várias contas de e-mail simultaneamente. Assim como o Firefox, ele pode ser melhorado com add-ons para personalizar sua aparência e estender sua funcionalidade. Se você está migrando de outro cliente de e-mail, o Thunderbird permite importar seus e-mails e agenda. Para isto, acesse o menu FerramentasImportar... para iniciar o Assitente de Importação. Leia mais na página de Suporte do Thunderbird.

O Pidgin é o cliente de mensagens instantâneas padrão, capaz de manipular MSN, XMPP (Google Talk, Facebook) e outros. Leia mais na seção Utilizando o Pidgin, na ajuda online do Pidgin.

Mídia

O Parole é um reprodutor de mídia simples, que pode reproduzir arquivos de áudio e vídeo. Mais informações podem ser encontradas na documentação online do Parole.

[Nota]

Será necessário instalar o pacote xubuntu-restricted-extras para poder reproduzir formatos de mídia proprietários, tais como MP3.

PulseAudio Volume Control allows you to control the different sound sources available on your machine e.g. HDMI or other audio ports and where you hear the sound. Once open, the tabs available in pavucontrol are self-explanatory. However, if you have no sound - check specifically the Playback, Output Devices and Configuration tabs. More detailed information on PulseAudio and controlling it can be found at the PulseAudio website.

O Xfburn é o aplicativo para criação de CDs e DVDs.

Para ler mais sobre mídia no Xubuntu, acesse Capítulo 6, Aplicativos Multimídia.

Escritório

O LibreOffice Writer é um processador de texto com recursos WYSIWYG extensos. Leia mais na página do LibreOffice Writer.

O LibreOffice Calc é um editor de planilhas com muitos recursos, alguns exclusivos, incluindo um sistema que automaticamente define uma série de gráficos, baseado na informação disponível para o usuário. Leia mais na página do LibreOffice Calc.

Atril Document Viewer is a lightweight and easy-to-navigate PDF reader with a compact selection of features, such as thumbnail browser, bookmarking, and toolbar editor function to tweak its user interface.

Mate Calculator is visually similar to a lot of hand-held calculators and has been designed to be used with either the mouse or the keyboard.

O Dicionário oferece uma maneira fácil de acessar diferentes dicionários através da internet. Leia mais na ajuda online do Dicionário do Xfce4.

O Orage é um aplicativo de calendário simples mas efetivo, para manter o controle de seus compromissos e disparar alarmes. Leia mais na página do Orage.

Sistema

O Gigolo é um aplicativo que permite, de maneira fácil, conectar a sistemas de arquivos locais e remotos. Leia mais na página do Gigolo.

Engrampa is an archive manager which allows to create and modify archives, view the contents of an archive and extract files from the archive.

O Task Manager oferece uma visão gráfica dos aplicativos em execução. Mais informações podem ser encontradas na documentação online do Gerenciador de Tarefas.