Xubuntu

Capítulo 1. O que é o Xubuntu?

Índice

Uma breve introdução
Aprenda mais sobre o Xubuntu

Uma breve introdução

O Xubuntu é um sistema operacional Linux baseado no Ubuntu, desenvolvido pela comunidade.

O Xubuntu é um sistema operacional elegante e fácil de usar. Ele vem com o Xfce, um ambiente gráfico estável, rápido e personalizável.

Ele é perfeito para quem deseja aproveitar ao máximo seus desktops, laptops e netbooks, oferecendo um visual moderno e recursos suficientes para uma utilização eficiente, no dia-a-dia. Ele também é eficente em hardwares mais antigos.

Saiba mais na página oficial do Xubuntu.

Sobre o nome

O "X" no Xubuntu se refere ao Xfce, o ambiente de trabalho do Xubuntu. Já a palavra "ubuntu" se refere à dependência da utilização do núcleo Ubuntu, mas ela também representa o núcleo filosófico do sistema operacional. Uma tradução aproximada para a palavra ubuntu seria "humanidade em favor dos outros". Para ler mais sobre a filosofia e os ideais por trás do Ubuntu e do Xubuntu, por favor acesse a página Filosofia Ubuntu.

Além de utilizar o núcleo do Ubuntu, o Xubuntu também utiliza uma infraestrutura gentilmente cedida e patrocinada pela Canonical Ltd., uma companhia fundada por Mark Shuttleworth.

Numeração de versão

O esquema de numeração de versão do Xubuntu é baseado na data de lançamento da distribuição. A primeira parte da versão mostra o ano, enquanto a segunda parte mostra o mês. Por exemplo, a primeira versão oficial do Xubuntu foi lançada em junho de 2006, portanto, sua versão foi a 6.06. A última versão de suporte a longo prazo (LTS) é a 16.04, apelidada de Xenial Xerus.

Aprenda mais sobre o Xubuntu

Software Livre

O projeto Xubuntu é inteiramente comprometido com os pincípios do desenvolvimento de software livre; as pessoas são incentivadas a usar o software, melhorá-los e passá-los adiante. Você pode entender mais sobre software livre e a filosofia técnica e ideológica que ele possui na Página do GNU.

Linux

O Linux foi trazido à vida em 1991 através de um estudante Finlandês chamado Linus Torvalds. O kernel do Linux é o coração do sistema operacional Xubuntu. Um kernel é uma parte importante de qualquer sistema operacional, porque ele faz a comunicação entre o hardware e o software. Leia mais sobre Linux na Página do Kernel Linux.

Xfce

O Xfce é um leve ambiente de trabalho, utilizado no Xubuntu. Seu objetivo é ser rápido consumindo poucos recursos, sem perder a beleza e a facilidade de uso. O Xfce carrega a tradicional filosofia UNIX de modularidade e reusabilidade. Leia mais sobre o Xfce na Página do Xfce.