Xubuntu

Capítulo 7. Conectado a Redes e à Internet

Índice

Conexões de rede
Solução de problemas na conectividade da rede
Acessando servidores

O Xubuntu utiliza o Conexões de rede para gerenciar conexões cabeadas, sem fio, móveis VPN e DSL. O Conexões de rede também mantém as senhas seguras, utilizando o chaveiro do usuário para armazená-las.

O Conexões de rede é um dos ícones pequenos que aparecem no lado superior direito do painel, que fica no topo da sua tela. Quando você não estiver conectado, o ícone exibirá, na cor cinza, duas setas verticais, apontando para cima e para baixo. Quando você estiver conectado, o ícone exibido será diferente, dependendo do tipo de conexão que estiver em uso.

Conexões de rede

Conectando e desconectando

O Conexões de rede irá automaticamente utilizar uma conexão cabeada, se ela estiver disponível.

Para ver todas as conexões disponíveis, clique no ícone Conexões de rede. Para conectar a uma rede, clique no nome dela.

[Nota]

Se você está conectando a uma rede wireless pela primeira vez, pode ser necessário fornecer alguns detalhes, uma caixa de diálogo abrirá quando necessário. Em muitos casos, o tipo de segurança da rede será detectado automaticamente. Se não for, selecione o tipo de segurança na caixa Segurança Wi-Fi, forneça os detalhes da autenticação e clique em Conectar.

Para desconectar de uma rede, clique no ícone Conexões de rede e selecione Desconectar no tipo de conexão que você deseja. Para desativar (e reativar) todas as conexões cabeadas e/ou wireless, clique no ícone Conexões de rede, selecione Habilitar rede e Habilitar Wi-Fi. Estas opções estão juntas. Cada conexão habilitada é caracterizada por uma marca ao lado do tipo dela.

Configurando conexões

Se você precisa configurar suas conexões, clique no ícone Conexões de rede e selecione Editar conexões.... No diálogo que será aberto, você verá que cada tipo de conexão conterá uma ou mais conexões. Selecione a conexão apropriada e clique em Editar, ou clique em Adicionar para configurar novas conexões.

[Nota]

Para conseguir conectar em algumas redes, você pode precisar fornecer mais detalhes da conexão, os quais você obterá com seu administrador de rede ou provedor de Internet (ISP).

Informações da conexão

Para ver as informações da conexão, clique no ícone Conexões de rede e selecione Informações da conexão. As conexões ativas serão exibidas no diálogo Conexões de rede ativas, cada uma em uma aba diferente.

Compartilhando sua conexão de rede com outro computador

Você pode compartilhar sua conexão com outro computador, utilizando um cabo de rede Ethernet. Isto pode ser feito clicando no ícone Conexões de rede, selecionando Editar conexões... e então adicionando uma nova conexão (ou editando uma já existente). Na janela de propriedades da conexão, selecione Configurações IPv4 e mude o item Método para Compartilhado com outros computadores.

Modems dialup

Infelizmente, modems dialup não são suportados pelo Conexões de rede. Para saber como conectar utilizando um modem dialup, por favor leia o Guia do modem Dialup na wiki da comunidade Ubuntu.

Solução de problemas na conectividade da rede

Antes de tentar resolver qualquer problema, tenha certeza que as conexões de rede estão habilitadas:

  • Clique no ícone Conexões de rede na área de notificação

  • Cheque o item Habilitar rede

  • Cheque o item Habilitar Wi-Fi

Se a sua conexão de rede ainda não funciona:

Solução de problemas comuns

Se a sua conexão de rede não está funcionando devidamente, existem algumas ferramentas que podem ajudar você a diagnosticar o problema.

Obtenha informações sobre a conexão atual

Você tem duas alternativas para obter informações sobre a sua conexão de rede, bem como sobre os dispositivos de rede:

  • Utilizando o Conexões de rede

    • Clique no ícone Conexões de rede

    • Clique em Informações da conexão. Se essa está desabilitada, é provável que não haja uma conexão ativa. Tente utilizar o ifconfig para saber mais informações.

    • Cada conexão ativa terá sua própria aba, onde você poderá encontrar mais informações relevantes.

  • Utilizando o ifconfig

    • Abra um terminal (AccessóriosEmulador de terminal), digite o comando ifconfig e tecle Enter.

    • O ifconfig irá lhe mostrar várias informações sobre sua conexão, incluindo o nome lógico ou da conexão (por exemplo, enp3s0) na coluna à esquerda, o endereço IP na coluna inet addr e o endereço MAC do seu dispositivo na coluna HWaddr

Verifique se a conexão está funcionando corretamente

Um método confiável para checar se uma conexão está funcionando adequadamente, é pingar outro computador na rede ou na Internet.

Para verificar se o seu computador está conectado à Internet, abra um terminal (AccessóriosEmulador de terminal), digite o comando ping -c 3 www.xubuntu.org e tecle Enter.

O computador irá tentar contactar www.xubuntu.org três vezes e exibir os resultados. As estatísticas do ping mostram o número de pacotes transmitidos, quantos pacotes foram recebidos, a porcentagem de pacotes perdidos e o tempo total utilizado.

  • 0% de pacotes perdidos indicam que o seu computador está conectado à Internet

  • Entre 0% e 100% de pacotes perdidos indicam que o seu computador tem uma conexão ruim com a Internet ou um sinal ruim da rede sem fio

  • 100% de pacotes perdidos indicam que o seu computador tem uma conexão péssima ou ele está conectado a um access point ou roteador que não está conectado à Internet

Se você receber uma mensagem de erro do tipo "www.xubuntu.org não pode ser encontrado" ou "host desconhecido", então o seu computador está provavelmente desconectado da Internet ou é incapaz de alcançar um servidor DNS (Servidor de Nomes de Domínio).

Solução de problemas na rede sem fio

Esta seção cobre alguns problemas comuns enfrentados nas redes sem fio. Há muito mais informações disponíveis na Wiki de Ajuda da Comunidade.

[Nota]

Por favor, note que os passos neste guia de resolução de problemas devem ser realizados na ordem exibida, a menos que você seja direcionado a uma subseção específica.

Verifique se o dispositivo está ligado

Muitos dispositivos de rede sem fio podem ser ligados ou desligados. Procure uma espécie de interruptor no hardware ou uma tecla de função no teclado para ligar o dispositivo de rede sem fio.

Se o dispositivo está ligado, continue no próximo tópico.

Verifique se o dispositivo foi reconhecido

Abra um terminal (AccessóriosEmulador de terminal), digite o comando sudo lshw -C network e tecle Enter. Você verá alguma saída, juntamente com as palavras CLAIMED, UNCLAIMED, ENABLED ou DISABLED.

Utilizando drivers do Windows para a rede sem fio

O Xubuntu suporta um sistema conhecido como NDISWrapper. Ele permite que você utilize um driver do Windows, para o dispositivo sem fio, dentro do Xubuntu. Para utilizar o NDISWrapper:

  • Obtenha o driver para Windows do seu dispositivo de rede e localize o arquivo que termina com a extensão .inf

  • Instale o pacote ndisgtk

  • Clique em Gerenciador de configuraçõesDrivers para rede sem fio do Windows

  • Selecione Instalar novo driver

  • Aponte para o local do seu arquivo .inf do Windows e clique em Instalar

  • Clique em OK

Verificando a conexão com o roteador

Abra um terminal (AccessóriosEmulador de terminal), digite o comando iwconfig e tecle Enter.

Se for exibido o ESSID do seu roteador, pode haver um problema com o suporte ao ACPI. Inicie o Xubuntu com a opção pci=noacpi.

Resolução avançada de problemas

Os métodos de resolução de problemas a seguir são um pouco mais técnicos. Por favor, tente-os somente se os métodos anteriores não funcionarem.

Verificando se o IP está definido

Abra um terminal (AccessóriosEmulador de terminal), digite o comando ifconfig e tecle Enter. Se for exibido um endereço IP, continue para a subeção Verifique o Servidor de Nome de Domínio (DNS).

Digite o seguinte comnado no terminal, substituindo enp3s0 pelo nome da conexão exibida na saída do comando ifconfig: sudo dhclient -v enp3s0

Verifique o Servidor de Nome de Domínio (DNS)

Abra um terminal (AccessóriosEmulador de terminal), digite o comando nmcli device show e tecle Enter. Veja as informações no item IP4.DNS

Para verificar se o DNS listado está funcionando, abra um terminal (AccessóriosEmulador de terminal), digite o comando dig xubuntu.org e tecle Enter. Caso você veja a palavra NOERROR na seção no cabeçalho da saída do comando, significa que o servidor DNS em questão está funcionando.

Se não for exibido nenhuma configuração sobre DNS, entre em contato com o Provedor de Serviços de Internet (ISP), a fim de encontrar seus servidores DNS primário e secundário. Com essas informações em mãos, continue para as subseções Conectando e desconectando e Configurando conexões se necessário.

Acessando servidores

Você pode acessar vários tipos de servidores, utilizando o SistemaGigolo. Para conectar a um servidor, siga os passos abaixo:

  • Clique em AçõesConectar

  • Selecione o Tipo de serviço apropriado e forneça os parâmetros da conexão

  • Clique em Conectar; se você está tentando conectar a um servidor que requer autenticação, será solicitado que você digite uma senha

Após conectar com sucesso ao servidor, um ícone rotulado com os detalhes da conexão irá aparecer na janela do Gigolo. Para marcar conexões para acessos posteriores, clique com o botão direito na conexão e selecione Criar marcador. No diálogo Editar marcadores, você pode nomear o marcador e definir outras opções, incuindo a de auto-conexão. Feito isso, clique em OK para criar o marcador.

[Dica]

O usuário do Compartilhamento do Windows deve estar no formato DOMINIO\usuario

[Nota]

Para conectar à redes Samba (compartilhamentos Windows), utilize o Gerenciador de Arquivos Thunar, você precisará do pacote gvfs-backends instalado.