Xubuntu

Capítulo 5. Guia rápido para os aplicativos padrão

Índice

Gráficos
Internet
Mídia
Escritório
Sistema

Gráficos

O Ristretto é um visualizador de imagens projetado para um leve consumo de recursos. Mais informações podem ser encontradas na documentação online do Ristretto.

O Simple Scan é um utilitário para digitalização de fácil uso, projetado para executar tarefas simples, tais como digitalizar para enviar por e-mail ou converter para PDF. Leia mais na página do Simple Scan.

Internet

O Firefox é um navegador web maduro e estável, que pode ter sua funcionalidade estendida através de vários add-ons. Leia mais na ajuda online do Firefox.

O Thunderbird é um cliente de e-mail versátil, o qual pode gerenciar várias contas de e-mail simultaneamente. Assim como o Firefox, ele pode ser melhorado com add-ons para personalizar sua aparência e estender sua funcionalidade. Se você está migrando de outro cliente de e-mail, o Thunderbird permite importar seus e-mails e agenda. Para isto, acesse o menu FerramentasImportar... para iniciar o Assitente de Importação. Leia mais na página de Suporte do Thunderbird.

O Pidgin é o cliente de mensagens instantâneas padrão, capaz de manipular MSN, XMPP (Google Talk, Facebook) e outros. Leia mais na seção Utilizando o Pidgin, na ajuda online do Pidgin.

Mídia

O Parole é um reprodutor de mídia simples, que pode reproduzir arquivos de áudio e vídeo. Mais informações podem ser encontradas na documentação online do Parole.

[Nota]

Será necessário instalar o pacote xubuntu-restricted-extras para poder reproduzir formatos de mídia proprietários, tais como MP3.

O Controle de Volume do PulseAudio é a o aplicativo que controla as diferentes fontes de som e seus destinos. Leia mais na página do PulseAudio.

O Xfburn é o aplicativo para criação de CDs e DVDs.

Para ler mais sobre mídia no Xubuntu, acesse Capítulo 6, Aplicativos Multimídia.

Escritório

O LibreOffice Writer é um processador de texto com recursos WYSIWYG extensos. Leia mais na página do LibreOffice Writer.

O LibreOffice Calc é um editor de planilhas com muitos recursos, alguns exclusivos, incluindo um sistema que automaticamente define uma série de gráficos, baseado na informação disponível para o usuário. Leia mais na página do LibreOffice Calc.

O Dicionário oferece uma maneira fácil de acessar diferentes dicionários através da internet. Leia mais na ajuda online do Dicionário do Xfce4.

O Visualizador de Documentos é um leitor de arquivos PDF.

O Orage é um aplicativo de calendário simples mas efetivo, para manter o controle de seus compromissos e disparar alarmes. Leia mais na página do Orage.

Sistema

O Gigolo é um aplicativo que permite, de maneira fácil, conectar a sistemas de arquivos locais e remotos. Leia mais na página do Gigolo.

O Task Manager oferece uma visão gráfica dos aplicativos em execução. Mais informações podem ser encontradas na documentação online do Gerenciador de Tarefas.