O Xubuntu é um sistema operativo elegante e fácil de usar. O Xubuntu vem com o Xfce, que é um ambiente gráfico de trabalho estável, leve e configurável.
É perfeito para aqueles que querem obter o máximo partido dos seus desktops, laptops e netbooks. Possui um visual moderno e recursos suficientes para um uso diário eficiente. Também funciona bem em hardware antigo.
Saiba mais em Xubuntu website.
O "X" no Xubuntu significa Xfce, o ambiente gráfico de trabalho no Xubuntu. Embora a palavra "ubuntu" denote a dependência e o uso do núcleo do Ubuntu, ela representa também o cerne da filosofia do sistema operativo. Uma tradução aproximada da palavra Ubuntu é "humanidade para com os outros". Para mais informações sobre a filosofia e os ideais por trás do Ubuntu e do Xubuntu, por favor consulte a página Ubuntu Philosophy.
Além de usar o núcleo do Ubuntu, o Xubuntu também usa a infra-estrutura gentilmente fornecida e patrocinada pela Canonical Ltd., uma empresa fundada por Mark Shuttleworth.
O esquema de numeração das versões do Xubuntu é baseado na data de lançamento da distribuição. A primeira parte do lançamento representa o ano, enquanto a segunda parte representa o mês. Por exemplo, a primeira versão oficial do Xubuntu foi lançada em junho de 2006, portanto o seu número de versão foi 6.06. A mais recente versão de Suporte de Longo Prazo (LTS) é a 16.04, denominada Xenial Xerus.
O projeto Xubuntu é totalmente comprometido com os princípios de desenvolvimento de software livre; as pessoas são encorajadas a usar software livre, melhorá-lo e transmiti-lo. Pode saber mais sobre software livre e a filosofia ideológica e técnica por trás dele, em GNU website.
O Linux ganhou vida em 1991 por um estudante finlandês chamado Linus Torvalds. O kernel do Linux é o coração do sistema operativo Xubuntu. O kernel é uma parte importante de qualquer sistema operativo, proporcionando uma ponte de comunicação entre o hardware e o software. Leia mais sobre Linux em Linux kernel website.
O Xfce é um ambiente gráfico de trabalho leve usado no Xubuntu. Tem como objectivo ser rápido e consumir poucos recursos do sistema, continuando a ser visualmente atraente e fácil de usar. Leia mais sobre o Xfce em Xfce website.