Xubuntu

Capítulo 10. Gestão de Pacotes Offline

Índice

Atualizar Repositórios
Instalar um Pacote
Atualizar o seu sistema

A ferramenta apt-offline está disponível para ajudar a manter seu computador atualizado, mesmo que ele não possa ser mantido conectado, usando um segundo computador ligado à Internet, este outro computador pode executar o Xubuntu, outra distribuição do Ubuntu, ou Debian. Uma interface gráfica está disponível através da apt-offline-gui. Este documento aborda a variante da linha de comando.

Ao longo deste capítulo são dadas instruções para usar um diretório numa unidade flash USB, a nomeação e o caminho para este directório terá de estar decidida de antemão.

[Atenção]

Alguns pacotes específicos não são construídos para lidar com o ambiente desconectado, devido ao facto de os mesmos executarem scripts de download durante o processo de instalação ou atualização. Alguns pacotes que normalmente exibem este comportamento são o flashplugin-installer, nautilus-dropbox, and ttf-mscorefonts-installer. Não existe nenhuma solução alternativa para pacotes de instalação que os próprios efetuam downloads.

[Nota]

Quererá evitar o uso do parâmetro -y quando actualizar de modo a poder verificar uma última vez nas suas atualizações se todos os problemas mencionados anteriormente surgem.

[Nota]

Durante o uso de apt-offline poderão alguns erros, em texto vermelho, sobre a incapacidade de efectuar o download de ficheiros relativos a traduções, estes podem ser ignorados com segurança.

Atualizar Repositórios

Depois de ligar uma unidade flash USB e abrir um terminal, pode usar o apt-offline para gerar uma solicitação para atualizar o que o seu computador sabe sobre os repositórios de software. Isto permite que o computador verifique se há correções de erros, atualizações de segurança ou novo software disponíveis para aplicar no seu computador.

A partir do computador desconectado executar: apt-offline set --update apt-offline.sig

Após executar, copie apt-offline.sig para a sua unidade flash USB e leve-a para outro computador. Com o apt-offline nesse computador, use esse ficheiro para descarregar o que seu computador desconetado precisa para se ​​atualizar. Navegue para o diretório na unidade flash que contém apt-offline.sig, introduza apt-offline get --bundle bundle.zip apt-offline.sig. Quando terminado, remova a unidade flash USB e leve-a de volta para o computador desconectado.

No computador desconectado, reinsira a unidade flash USB. Navegue para o diretório na unidade flash que contém os dois arquivos, e introduza: sudo apt-offline install bundle.zip. Uma vez concluído o comando, os seus repositórios estarão atualizados.

Instalar um Pacote

Pode utilizar apt-offline para obter um pacote para instalar. Esta acção pode ser combinada com a atualização dos repositórios de software. Num ambiente desconectado, utilizar as oportunidades de conexão eficientemente é nuclear.

Neste exemplo, assume-se que deseja instalar um novo pacote de um programa. Durante todo este exemplo faremos referência a isso como PACKAGENAME embora em condições normais de utilização introduzirá apenas o nome do pacote. Com bastante frequência, instalar um pacote resultará na necessidade de também instalar as dependências do mesmo. apt-offline lida com a resolução de dependências por si. Para iniciar este processo abra uma janela de terminal, conecte uma unidade flash USB, e navegue até uma diretoria na unidade flash. A partir desse diretório execute o camando sudo apt-offline set --install-packages $PACKAGENAME --update apt-offline.sig para iniciar o processo

Assim que concluído, copie apt-offline.sig para a sua unidade flash USB e leve-o para outro computador. Com o apt-offline nesse computador, use esse ficheiro para descarregar o que o computador desconectado necessita para atualizar e instalar PACKAGENAME. Navegue até o diretório na unidade flash contendo apt-offline.sig, execute sudo apt-offline get --bundle bundle.zip apt-offline.sig. A saída de texto mostrará uma tentativa de baixar as atualizações do repositório bem como PACKAGENAME quaisquer dependências que o seu sistema requer. Remova a unidade flash USB quando concluído e leve-a de volta para o computador desconectado.

De volta ao computador desconectado, insira a unidade flash USB. Navegue para o diretório na unidade flash que contém os dois arquivos e introduza: sudo apt-offline install bundle.zip. Uma vez isso for concluído, poderá então instalar o PACKAGENAME introduzindo: sudo apt-get install PACKAGENAME.

Atualizar o seu sistema

Actualizar pacotes requer 2 etapas: atualização de repositórios e, em seguida, o download e e atualização como requerido.

Primeiro atualize os seus repositórios seguindo as instruções em Atualizar Repositórios

Limpe a unidade flash USB que usou anteriormente. Numa nova janela de terminal, navegue para o diretório na unidade flash USB onde pretende trabalhar. Uma vez que nunca se deseja perder a oportunidade de atualizar a visão que a máquina desconectada tem dos repositórios, construímos o comando para não só ver os pacotes de atualização, mas também para atualizar os repositórios. Execute: apt-offline set --update --upgrade apt-offline.sig

Uma vez feito, copie apt-offline.sig para a sua unidade flash USB e leve-o para outro computador. Com o apt-offline nesse computador, utilize esse ficheiro para descarregar o que seu computador desconetado necessita para se ​​atualizar. Navegue para o diretório na unidade flash USB que contém apt-offline.sig e execute sudo apt-offline get --bundle bundle.zip apt-offline.sig. A saída do comando irá mostrar uma tentativa de transferir as actualizações de repositórios bem como as dependências de que o sistema necessita. Uma vez que o comando for executado, remova a unidade flash USB e leve-a de volta para o computador desconectado.

De volta ao computador desconectado, insira a unidade flash USB e navegue para o diretório na unidade flash que contém os dois arquivos, execute: sudo apt-offline install bundle.zip. Uma vez concluído os seus repositórios estarão atualizados, poderá então instalar as atualizações, introduzindo: sudo apt-get upgrade.