Xubuntu

Capítulo 5. Guia rápido para as aplicações padrão

Índice

Gráficos
Internet
Multimédia
Produtividade
Sistema

Gráficos

Ristretto é um visualizador de imagens projetado para ser muito leve em termos de recursos. Mais informação pode ser encontrada em Ristretto online documentation.

Simple Scan é um utilitário de digitalização fácil de usar projetado para fazer tarefas simples como a digitalização para e-mail ou diretamente para PDF. Leia mais no site Simple Scan website.

Internet

O Firefox é um navegador de internet maduro e estável que pode ser expandido com uma grande variedade de suplementos disponíveis. Leia mais em Firefox's online help.

O Thunderbird é um cliente de email versátil, que pode lidar com várias contas de e-mail e identidades diferentes simultaneamente. Tal como o Firefox, ele também pode ser melhorado com suplementos para personalizar a sua aparência e expandir a sua funcionalidade. Se estiver a migrar de outro programa de email, o Thunderbird permite a importação dos seus e-mails e livros de endereços. No Thunderbird, navegue até FerramentasImportar para iniciar o Assistente de importação. Leia mais em Thunderbird Support page.

Pidgin é o cliente padrão de mensagens instantâneas capaz de lidar com MSN, XMPP (Google Talk, Facebook) e muito mais. Leia mais sobre Using Pidgin na ajuda online do Pidgin.

Multimédia

O Parole é um leitor multimédia simples que pode reproduzir ficheiros de vídeo e áudio. Mais informação pode ser encontrada em Parole online documentation.

[Nota]

Será necessário instalar xubuntu-restricted-extras a fim de reproduzir os formatos de media proprietários como por exemplo MP3.

PulseAudio Volume Control é a maneira de controlar as diferentes fontes de som e o seu destino. Leia mais em PulseAudio website.

Xfburn é o programa escolhido para a criação de CDs e DVDs.

Para ler mais sobre multimédia no Xubuntu, consulte Capítulo 6, Aplicações multimédia.

Produtividade

O LibreOffice Writer é um processador de texto WYSIWYG com extensas capacidade de processamento. Leia mais em LibreOffice Writer website.

O LibreOffice Calc é um editor de folhas de cálculo com uma série de características únicas, incluindo um sistema que define automaticamente séries de gráficos, com base em informações disponibilizados pelo utilizador. Leia mais em LibreOffice Calc website.

O Dictionary fornece uma maneira fácil de aceder a um número de diferentes dicionários em toda a Internet. Leia mais em Xfce4 Dictionary online help.

Document Viewer é um leitor de PDF.

Orage foi concebido para ser uma aplicação de calendário simples mas eficaz para manter o controle dos seus compromissos e disparar alarmes. Leia mais em Orage website.

Sistema

Gigolo é uma maneira fácil de se ligar a sistemas de ficheiros locais e remotos. Leia mais em Gigolo website.

O Gestor de Tarefas fornece uma visão gráfica geral de aplicações em execução. Leia mais em Task Manager online documenatation.