Xubuntu

Capítulo 6. Aplicações multimédia

Índice

Música
Filmes, DVDs e vídeos
Gravar CDs e DVDs

Música

Ouvir música

Pode utilizar o Reprodutor de Multimédia Parole para ouvir música no computador. O Reprodutor de Multimédia Parole abrirá os ficheiros de áudio quando eles são clicado duas vezes. Alternativamente, pode clicar com o botão direito do rato em ficheiros de áudio e selecionar Abrir com Reprodutor de Multimédia Parole.

A fim de reproduzir alguns formatos populares de áudio como MP3, irá precisar de instalar algum software adicional. Infelizmente, esse software não pode ser fornecido por predefinição no Xubuntu devido a restrições legais em alguns países.

[Cuidado]

Ler Software restrito e não-livre antes de seguir as instruções abaixo. Existem algumas questões legais de que deve estar ciente.

Leitores de música portáteis

O Xubuntu funcionará com a maioria de leitores de áudio portáteis, incluindo iPods. Normalmente, tudo o que tem de fazer é ligar o leitor ao computador e depois utilizar o Gestor de ficheiros para copiar manualmente músicas de e para o leitor.

[Nota]

Os IPods mais recentes (6ª geração e posteriores) não funcionarão automaticamente com o Xubuntu, a menos que tenha sido feito uma sincronização inicial com o iTunes primeiro.

Se tiver um leitor de música portátil que também possa exibir fotografias e vídeos, talvez prefira usar o Banshee, que é um leitor de música com um bom suporte para esses dispositivos. Os donos de iPods poderão também gostar de experimentar aplicações especializadas tais como o GPixPod, gtkpod, e ideviceinstaller para lidar com multimédia.

Filmes, DVDs e vídeos

Pode ver filmes e clipes de vídeo com o Reprodutor de Multimédia Parole.

Reproduzir DVDs

A fim de reproduzir DVDs é necessário instalar algum software adicional. Infelizmente, o suporte para DVD não pode ser fornecido de origem no Xubuntu devido a restrições legais em alguns países.

[Cuidado]

Ler Software restrito e não-livre antes de seguir as instruções abaixo. Existem algumas questões legais de que deve estar ciente.

Para poder reproduzir DVDs, faça o seguinte:

  • Instale os pacotes libdvdnav4, libdvdread4 e gstreamer1.0-plugins-ugly packages.

  • Insira um DVD na unidade de leitura de DVDs. Ele deve abrir automaticamente no Reprodutor de Multimédia Parole.

  • Se pretender reproduzir DVDs encriptados, abra AcessóriosEmulador de terminal e introduza o seguinte no Terminal seguido da tecla Enter: sudo apt-get install libdvd-pkg. Tome nota das informações fornecidas no terminal durante a instalação, nomeadamente em matéria de atualizações para o pacote.

  • Assim que a instalação do pacote libdvd-pkg terminar, execute sudo dpkg-reconfigure libdvd-pkg. A instalação de libdvdcss2 estará então concluída.

Reprodução de vídeos

O Reprodutor de Multimédia Parole suporta a maioria de formatos de vídeo. Se tentar reproduzir um ficheiro de vídeo não suportado, o Reprodutor de Multimédia Parole poderá notificá-lo de um plugin em falta. Poderá então instalar esse plugin, seguindo o assistente. Depois, poderá ser necessário reiniciar o Reprodutor de Multimédia Parole.

Se estiver com dificuldades em conseguir o fluxo contínuo de um vídeo no seu navegador de internet o Reprodutor de Multimédia Parole suporta o fluxo contínuo da maioria dos formatos de vídeo. Para abrir um vídeo no Reprodutor de Multimédia Parole, clique com o botão direito do rato no vídeo e selecione Abrir com Reprodutor de Multimédia Parole.

Formatos restritos

Alguns formatos de vídeo, como o Adobe Flash, QuickTime e Windows Media Video, são proprietários e assim o suporte para eles não pode ser incluído de origem no Xubuntu. É necessário instalar algum software adicional para permitir a sua reprodução.

De modo a reproduzir os formatos proprietários mais comuns no Reprodutor de Multimédia Parole ou no Firefox, instale o pacote xubuntu-restricted-extras (ver Software restrito e não-livre para mais informação).

Gravar CDs e DVDs

Pode fazer os seus próprios CDs e DVDs gravar ficheiros para um disco em branco usando o gravador de CD ou DVD do seu computador.

O Xfburn é a aplicação predefinido no Xubuntu concluir estas tarefas. O Xfburn permite-lhe facilmente criar CDs de áudio, gravar CDs e DVDs tanto de dados simples como imagens de disco e preparar discos regraváveis ​​em branco para uma nova gravação.

Para iniciar o Xfburn, ir a MultimédiaXfburn.

Uma vez iniciado, pode inserir o CD-R(W) ou DVD-R(W) para onde deseja gravar e em seguida selecione o botão correspondente à ação que deseja tomar (New Data Composition, Audio CD, etc.).